O curso de Atenção Integral à Saúde dos Homens é destinado a profissionais atuantes na Atenção Básica, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Este curso está organizado com base na combinação de nove módulos de 30 horas, sendo dois módulos obrigatórios e os demais optativos, perfazendo no máximo um total de 120 horas de estudo. Ele tem como objetivo geral promover um espaço para que você possa refletir a respeito do tema e, por meio dessa reflexão, possa compreender as consequências da mudança da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Homens, assim como as possibilidades de contribuição dos profissionais da saúde para essa nova realidade que se desenha.

Conheça o conteúdo!

A metodologia diferenciada desse curso se reflete, principalmente, na relação dinâmica entre teoria e prática, na apropriação e discussão das questões que envolvem a saúde dos homens. Veja o que está sendo oferecido nesse curso:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM

Neste módulo, são apresentados os princípios fundantes do SUS, a PNAB, a importância e o significado da participação dos homens na vida em sociedade, na família, na AB e no SUS. Este módulo tem por finalidade trabalhar a efetiva extensão da cobertura do SUS às diversas populações masculinas mediante o conhecimento e a implementação da PNAISH, considerando os desafios vivenciados pelo profissional de saúde em sua prática diária.

INSCRIÇÃO
Inscrições encerradas!

Realize a sua inscrição seguindo os passos abaixo:

Passo 1: Se você nunca foi estudante da UFSC presencial ou a distância efetue seu registro no Cadastro de Pessoas da UFSC para criar login e senha. Clique aqui.

Se você já é aluno da UFSC siga para o passo 2.

Passo 2: Inscreva-se no curso. Clique aqui.

Faça a sua matrícula no curso preenchendo os campos referentes ao seu local de trabalho e declarando que atende aos pré-requisitos de ser graduado nas profissões listadas no termo de compromisso e estar vinculado a uma dessas entidades:
  • Atenção Básica de Saúde
  • Estratégia de Saúde da Família (ESF)
  • Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
  • Profissionais de saúde que prestam assistência às pessoas privadas de liberdade
Parabéns pela opção de investir no seu aperfeiçoamento. Aguarde o contato da secretaria acadêmica com as informações de homologação de sua matrícula.
CERTIFICAÇÃO
DETALHES DA CERTIFICAÇÃO
Para obtenção da certificação do curso é necessário cumprir as 120 horas propostas, isto é, dois módulos obrigatórios e mais os dois módulos escolhidos por você ao acessar o curso. Além disso, você terá que concluir as avaliações de todos os módulos escolhidos e obter a nota mínima 6 (seis) em cada um deles. Concluídos os estudos e todas as etapas de avaliação, o seu certificado será disponibilizado após o encerramento oficial do curso. Não será necessário solicitá-lo via correio, pois você será avisado pelo seu monitor da sua aprovação e também da data de disponibilização do seu certificado para impressão. Você mesmo poderá imprimir o seu certificado!
Título: Certificado de capacitação
Duração: 03 meses, aproximadamente
Número de horas: 120h 
Legislação aplicável :
  • Resolução cne/ces 01/2007
  • Resolução cee/sc 100/2011
  • Resolução câm-ges 63/2008
CONTATO
O contato com a secretaria acadêmica do curso de Atenção Integral à Saúde do Homem pode ser realizado preferencialmente pelo e-mail saudedohomem@contato.ufsc.br. Você também pode entrar com a secretaria acadêmica do curso das 14h às 18h por meio do telefone (48)3721-3419.
ORGANIZAÇÂO DO PROJETO
ELZA BERGER SALEMA COELHO
COORDENADORA DO PROJETO
Ver Lattes
Doutorado em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). 

É Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Coordenadora do grupo de pesquisa Violência e Saúde, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – mestrado e doutorado, onde ministra disciplina e orienta na área de violência e saúde. 

Desenvolve atividades de extensão na Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) como Coordenadora de Curso de Especialização a distância. Atualmente desenvolve projeto junto ao Ministério da Saúde – na área temática saúde do homem e da mulher – em parceria com a UFSC, em capacitação em violência para profissionais da Atenção Básica.